A+ a-

29 outubro 2010

"Papos" Luis Fernando Verissimo

Na minha escola somos obrigados a ler livros e criar uma apresentação par toda escola. pow que saco,logo pensei já vem aqueles livros chatos que só serve pra dar dor de cabeça ou sono, com aquela linguagem que nem se usa mais, tem que ler com o dicionário na mão. Mesmo assim tive que encarar, quando peguei o livro na mão que vi o autor, nada mais além de quem:  Luis Fernando Verissimo " comédias para se ler na escola".
Para quem conhece o autor sabe muito bem  o que esperar. Concerteza no mínimo sabe que vai rir muito, com suas crônicas e seus contos de um humor inteligente e bem brasileiro.
Vou postar um dos seus contos que é um dos meus favoritos. Divirtam-se!!!


"PAPOS"

- Me disseram...
- Disseram-me.
- Hein?
- O correto e "disseram-me". Não "me disseram".
- Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é "digo-te"? - O quê?
- Digo-te que você...
- O "te" e o "você" não combinam.
- Lhe digo?
- Também não. O que você ia me dizer?
- Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a
cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz?
- Partir-te a cara.
- Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me.
- É para o seu bem.
- Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender.
Mais uma correção e eu...
- O quê?
- O mato.
- Que mato?
- Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem?
- Pois esqueça-o e pára-te. Pronome no lugar certo e elitismo!
- Se você prefere falar errado...
- Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou
entenderem-me?
- No caso... não sei.
- Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
- Esquece.- Não. Como "esquece"? Você prefere falar errado? E o certo é "esquece" ou
"esqueça"? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos.
- Depende.
- Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não
sabes-o.
- Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
- Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso
mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.
- Por que?
- Porque, com todo este papo, esqueci-lo.

Sobre o Autor:
Mari Sou aquela que tenta aproveitar ao máximo tudo que pode, e se entristece com coisas que julga errado. Uma menina bem nervosa, que briga pelos motivos certos, e sempre esta ao lado dos amigos, como diz ela é "parceira", e leva esse titulo com orgulho no coração. Se indigna com injustiças e odeia desavenças, acredita num mundo igual para todos, e realmente não liga pras pessoas que falam mal dela, pois sabe que no fundo, as pessoas queriam ser como ela.

Um comentário:

Seu Comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!